O Regulamento REACH tem como principal objetivo melhorar a proteção da saúde humana e ambiental, sendo a restrição de químicos um dos quatro processos previstos no regulamento.
A 4 de Agosto 2020 foi publicada uma nova restrição no Jornal Oficial da União Europeia que estabelece que os diisocianatos - potentes sensibilizadores da pele e do sistema respiratório e componentes básicos do poliuretano (PU), utilizados no fabrico de produtos selantes e adesivos - não podem ser utilizados como substâncias estremes, como constituintes de outras substâncias ou em misturas para utilização/ões industrial/ais e profissional/ais após 24 de agosto de 2023, exceto se a concentração de diisocianatos, individualmente e em combinação, for inferior a 0,1 % em peso, ou se forem cumpridos determinados requisitos de formação e rotulagem.
Quais as implicações?
Esta restrição relativa aos diisocianatos exige formação antes da utilização de produtos adesivos e selantes que contenham poliuretano, obrigatória a partir de 24 de agosto de 2023.
A quem se destina?
Esta exigência de formação destina-se apenas a utilizadores industriais e profissionais expostos a diisocianatos durante o trabalho.
Quais os produtos abrangidos?
A restrição aplica-se a todos os diisocianatos e produtos que contenham uma concentração total de diisocianato monomérico superior a 0,1% - no caso dos produtos KOBY aplica-se a Espumas PU, Cola e Veda e Rapid-Fix.
Como aceder à formação?
Esta formação será obrigatória a partir de 24 de agosto de 2023 e está disponível em formato e-learning, através da plataforma digital www.safeusediisocyanates.eu/. Deve ser selecionado o módulo de formação mais indicado de acordo com o sector de aplicação dos produtos, e cabe ao empregador ou trabalhador autónomo decidir a formação apropriada para os seus funcionários. A formação está disponível em várias línguas e tem o custo associado de 5€ por participante. Se é um trabalhador do sector da construção civil, ou um trabalhador que aplica colas e vedantes em ambientes industriais ou não industriais, pode aplicar o voucher FEICA_21_G e ter acesso gratuito a alguns dos módulos de formação.
Perguntas Frequentes:
Os diisocianatos são seguros?
Tal como acontece com quaisquer outras substâncias, a utilização de diisocianatos é segura quando os produtos químicos são manuseados de acordo com as medidas de segurança e gestão de riscos relevantes.
O que é a sensibilização respiratória?
Sensibilização significa que uma pessoa pode se tornar alérgica a uma substância após a exposição. No caso de sensibilização, a pessoa pode ter uma forte reação alérgica após qualquer novo contato com a substância (mesmo em baixas concentrações), com efeitos na respiração (por exemplo, asma).
Sou revendedor/distribuidor, o que devo fazer?
Transmitir aos seus clientes as informações disponibilizadas pela Koby.
Para mais informações sobre diisocianatos, consulte feica.eu